domingo, 19 de junho de 2016

3 DIAS EM ROMA, ITÁLIA

Roma é a capital da Itália, a maior cidade do país com mais de 2,5 milhões de habitantes e riquíssima historicamente. O centro histórico da cidade é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Berço do Coliseu, Fórum Romano, Pantheon, Fontana di Trevi, Vaticano, Basílica San Pietro etc. 

Chegamos à Roma de carro vindo de Bologna. Contei um pouco mais sobre nossa experiência de chegada na cidade nesse post AQUI. Não é recomendado aluguel de carro para circular na cidade: 1) Roma possui bom sistema de transporte público, 2) o centro histórico, que é onde a maior parte dos turistas cirula, é dominado por ZTL (Zona de Tráfego Limitado) o que dificulta muito dirigir na cidade e 3) o trânsito em Roma é para doidos hahaha sério, não aconselho dirigir por lá, completamente caótico.

Roma, aka Città Eterna, foi o destino final de nossa roadtrip - que iniciou seguindo caminho para Cortina D'Ampezzo. Chegando em Roma a primeira providência foi retornar o carro.

DIA 1 (OU NOITE 1)

Apesar de termos chego em Roma no início da tarde, eu só considero que iniciamos nosso roteiro de fato na cidade depois que voltamos para o hotel após devolver o carro. Já estava escuro quando tomamos um banho e saímos para jantar. Para a primeira noite a programação era bem light, apenas passear pelos cantinhos da Cidade Eterna. Local escolhido: Bairro Trastevere. Bairro tipicamente boêmio, várias opções de restaurantes e bares. Perfeito para sair passeando sem muito destino, apenas curtindo o belo caminho que contorna o Rio Tevere e escolher um dos muitos restaurantes disponíveis para comer uma boa massa ou pizza.


Rio Tibre ou Rio Tevere

DIA 2

Acordamos cedo pois tínhamos muita coisa planejada para conhecer.

Coliseu. Nossa 1a parada não poderia ser diferente. Fomos andando do nosso hotel, pois era muito perto. No Coliseu optamos por comprar o ingresso que dá acesso ao Coliseu e ao Fórum Romano. O Coliseu é um patrimônio histórico e é incrível poder ver e tocar em algo sobre o qual aprendemos e estudamos tanto na escola. Apesar de sabermos que o que acontecia lá dentro não tinha nada de bonito, ainda assim é incrível estar dentro do Coliseu de Roma.
*Obs.: Mordi a língua e comprei o audio guide no Coliseu e me arrependi amargamente. Não achei que valeu a pena. Fiquei toda perdida. Lá pelas tantas resolvi desligar o áudio e curtir o momento apenas observando.

O Fórum Romano é logo ao lado, acessado facilmente a pé. 



O passeio pelo Fórum Romano é "auto guiado", ou seja, você que se vire. Andamos por lá muito tempo mesmo, coisa para mais de 2 horas. Os 2 passeios combinados: Coliseu e Fórum Romano levam, tranquilamente, uma manhã ou uma tarde inteira. 


Depois do Coliseu, tiramos o dia para bater perna; não há forma melhor para descobrir a cidade. Chegamos à Piazza Venezia, onde está construído o Monumento a Vitorio Emmanuelle II



Dali, a intenção era ir à Fontana di Trevi. Digo "intenção" pois nós nos perdemos. E que coisa maravilhosa foi se perder em Roma. Andamos tanto e acabamos entrando em uma área onde tinham várias limusines, muita gente vestida em roupa social, muitos seguranças, não estávamos entendendo nada mas continuamos andando. O que acabamos desconfiando foi que entramos numa região onde está localizado o gabinete do Presidente, assistimos à troca de guarda e tudo, foi incrível!

Agora, não me pergunte onde foi isso, pois eu não saberia chegar lá de novo nem que me pagassem hahaha. Realmente estávamos perdidos. Quando a fome já estava insuportável resolvemos perguntar para um senhor onde poderíamos pegar o caminho até a tal Fontana di Trevi. E aí sim, após uns 30 minutos de caminhada, estávamos indo pelo caminho certo. 

Fontana di Trevi. O monumento mais esperado por mim! Meu sonho ver a Fontana di Trevi e não imaginava que era tão grande. Sério, a fonte é gigante. Mas, para minha decepção profunda, a Fontana di Trevi estava completamente fechada para reforma, sem água, sem luz, sem moeda, sem nada. Muito desanimador, tamanha minha chateação que não tenho nenhuma foto dela. A minha vontade era chorar.

Resolvemos então seguir até o Pantheon. Entramos lá e sentamos um pouco para curtir a energia do templo.


Dentro do Pantheon

Quando saímos do templo paramos para tomar um sorvete por ali mesmo e resolvemos pegar o metrô para voltar ao hotel. Estávamos "moídos". Nosso jantar acabou sendo em um restaurante bem próximo ao nosso hotel, tivemos que dar uma trégua às nossas pernas pois o dia seguinte seria cheio novamente. 

DIA 3

Nosso terceiro dia reservamos inteiramente à visita ao Vaticano. Tem um post completo sobre o passeio AQUI.

DIA 4

É chegada a hora de dizer tchau. Acordamos bem cedo pois nosso trem à Florença partiria ainda pela manhã. Demos uma última voltinha e #partiu Estação Termini.



Apesar do primeiro contato com a cidade não ter sido tão bom quanto o esperado, acabamos aproveitando e curtindo muito Roma. Com certeza um dia voltarei para ver a Fontana di Trevi em todo seu esplendor. 

Beijos com carinho ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário