quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MEDITAÇÃO E VIVER O AGORA: 2 LIVROS E 1 APP QUE VÃO TE AJUDAR A INICIAR A PRÁTICA

Gisele Bündchen, musa inspiradora

Imagine uma sala de laboratório de química, com todas aquelas prateleiras cheias de vasilhames de vidro e peças frágeis, incontáveis frascos com substâncias e ácidos, fogão, cadeiras, balcões e pias. Então imagine soltar um macaco com um taco de baseball no meio dessa sala. Em pouco tempo ele começa a quebrar tudo e fazer muito barulho. Pense na bagunça. Essa é uma analogia para conseguirmos visualizar como funciona a nossa mente. A diferença é que o macaco eventualmente irá se cansar e parar, mas nossa mente com seu fluxo incansável de pensamentos, memórias e opiniões, não pára nunca. 

Nós precisamos fazer a nossa mente descansar. É um desafio diário. Um esforço tremendo pegar esse "macaco" e fazê-lo ficar parado. Apenas observando. Sem se mexer. Sem pensar. Apenas respirando. 

Quem já pratica meditação sabe que não é um processo simples. Exige muito esforço e dedicação para esvaziar a nossa mente. Mas a sensação e os benefícios são altamente recompensadores. Se você deseja iniciar e tem tido dificuldades ou não sabe como nem por onde começar, recomendo a leitura de 2 livros que me ajudaram muito a despertar a mente, colocar em prática o "viver o agora" e também a entender um pouco melhor a relação entre meditação e budismo. São livros de fácil leitura e compreensão. 




O PODER DO AGORA eu li entre o final de 2014 e início de 2015, foi indicação do meu padrinho (Alô Neni!) que fez o Caminho de Santiago da Compostela e para mim foi um livro transformador. De mente e de entendimento da vida. O livro é elaborado no modelo  de pergunta e resposta, linguagem simples e ajuda a esclarecer muitas dúvidas. Como o título sugere, aborda bastante a questão da presença no momento onde a vida acontece, no agora, como focar sua mente para que ela não sofra com o passado e nem fique ansiosa com o futuro.

NO CORAÇÃO DA VIDA esse livro eu comprei em 2015, porém ele ficou esquecido no meu Kindle até que essa semana resolvi abrir para ler. Nossa, se eu soubesse que era tão bom já teria lido antes! Jetsunma Tenzin Palmo é britânica, mudou-se para Índia aos 18 anos, viveu reclusa em uma caverna no Himalaia por 12 anos e durante esse tempo fez nada além de meditar e buscar a iluminação espiritual. O livro traz o testemunho da monja Jetsunma Tenzin Palmo sobre o verdadeiro significado de felicidade e qual o caminho para atingir sabedoria e compaixão genuínos. Ela traz de forma muito sábia e verdadeira seus ensinamentos para levar uma vida mais leve.

HEADSPACE Eu tenho mais um truque na manga! É um aplicativo de celular chamado Headspace e pode ser baixado gratuitamente na App Store.


Ícone do aplicativo

É um aplicativo que ajuda a induzir a meditação de forma gradativa. Inicia com 10 minutos diários e aos poucos vai prolongando a prática. Além das sessões programadas, tem também os "Singles" que são sessões de 1 à 3 minutos que ajudam a espairecer ao longo do dia. O aplicativo é uma "mão na roda" para quem tem dificuldade em meditar, só tem um porém: disponível apenas em inglês. As sessões são induzidas através de áudio, então é necessário entender e compreender inglês. Experimente, não é difícil entender o que Andy fala.

                                                                                                                                                           

Pare de arranjar desculpas para adiar a prática de meditação. Depende apenas de você. Esvazie a mente e veja como as ideias ficam mais claras. Comece meditando 5 minutos e sinta sua vida melhorar. Comece hoje.

Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário