quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RAINBOW SPRINGS - O PARAÍSO QUASE DE GRAÇA NO CORAÇÃO DA FLÓRIDA

Neste post eu irei falar para vocês sobre um passeio maravilhoso que fizemos em Ocala, uma cidade localizada na região central do estado da Flórida, está a apenas 1h30 de carro da popular Orlando e que pouquíssimas pessoas conhecem a respeito. Apesar dos springs serem bem populares entre os moradores locais, esse é um passeio que acaba atingindo pouquíssimos turistas estrangeiros e acredito que o motivo disso seja bem simples: os turistas estrangeiros simplesmente desconhecem a sua existência.


Springs são lagos formados naturalmente onde a água flui de um aquífero para a superfície da Terra. A água de um spring mantém a mesma temperatura ao longo do ano, independente se inverno ou verão, a temperatura de um spring é sempre 72°F ou 22°C. E apesar da sensação ser bem gelada no primeiro mergulho, logo o corpo acostuma e a temperatura se torna agradável para o nado.

E hoje eu trago para vocês um dos muitos springs espalhados pela região de Ocala: Rainbow Springs State Park, que está localizado na cidade de Dunnellon.

Rainbow Springs é um parque estadual com cobrança de entrada, que é apenas um valor simbólico para manutenção do parque. O ingresso custa a bagatela de USD 2,00 por pessoa e é válido por 1 dia. Pode sair do parque e retornar a qualquer momento do dia dentro do período de abertura do parque apresentando o ingresso adquirido no dia, desde que o parque não esteja com capacidade máxima. É isso mesmo, durante os meses de verão, tamanha a popularidade do spring, o parque pode atingir lotação máxima logo nas primeiras horas do dia e pode recusar entrada de novos visitantes ou visitantes que foram embora e decidiram retornar.


O parque abre diariamente as 8 horas da manhã e se você estiver visitando o parque durante dias de verão, finais de semana e/ou feriados, é imprescindível que chegue cedo, de preferência até as 9 horas da manhã, para garantir a sua entrada e também para curtir o lago e as trilhas ainda com poucas pessoas e sem o agito das crianças e adolescentes que chegam em turmas para curtir o local.

Rainbow Springs é considerado um dos melhores springs da área para nado e também um dos mais belos. Dentro do parque temos uma piscina natural com água límpida em tons de azul e verde, um deleite para nossos olhos. A profundidade da piscina é de aproximadamente 2,5m, então é legal levar pé de pato, snorkel e até mesmo um "spaguetti" ou boias para flutuação. E se você não tem esses apetrechos na mala, não se preocupe, pois na entrada do parque há uma loja que vende esses acessórios. A área designada a banhistas dentro do parque é delimitada por uma rede de proteção submersa que previne aligatores de entrarem na mesma zona onde as pessoas estão mergulhando - ufa, um alívio hein, diz aí! Aligatores são comuns em toda a Flórida e é sim possível encontrá-los em regiões que combinam gramado e água. Inclusive, há diversos sinais de alerta espalhados pelo parque para manter atenção caso encontre com um desses amiguinhos.


Logo na entrada do parque tem um restaurante, mas no dia em que fomos e no horário em que estávamos por lá, não vimos ele aberto. Acredito que funcione a tarde ou somente em dias de muito movimento. É permitida a entrada com comidas e bebidas, no entanto, é expressamente proibida a entrada com bebidas alcoólicas. É permitido ainda entrar com cadeiras e boias. Dentro do parque há aluguel de caiaques e pranchas de SUP para aqueles que desejam remar pelo rio - detalhe, o único local dentro do parque com proteção contra aligatores é somente dentro da área designada a banhistas que comentei no início do post e que vocês podem conferir na foto acima. O restante do parque é todo por sua conta e risco.

O parque oferece, além da piscina natural e do passeio de SUP ou caiaque pelo rio, trilhas e cachoeiras em seu entorno. Contei pelo menos 3 cachoeiras nas trilhas. As trilhas são curtas e super tranquilas para fazer, mesmo sem calçado apropriado - leia-se, de chinelo. O caminho das trilhas é pavimentado, sinalizado e possui vários bancos espalhados e até mesmo mesas para piquenique. Tudo para garantir que você passe um dia muito gostoso em meio a natureza.



Sobre o passeio de caiaque: o aluguel para 2 pessoas custa USD 30,00 para 2 horas. Você aluga o caiaque dentro do parque mesmo, a barraca fica logo na saída da "piscina", próximo aos banheiros, não tem como errar. Para remar todo o rio leva em torno de 45min na descida e 1h15 no retorno, pois na volta remamos contra a correnteza. Sendo bem franca, a remada é cansativa e como eu e meu marido não estávamos afim de fazer academia cansar demais o braço, nós remamos somente até metade do rio, não fomos até o final e aproveitamos para curtir bem aquele passeio, parando para filmar, bater fotos e descansar durante o trajeto.

O passeio é lindo. Repleto de natureza e cercado por animais. Nós remamos na companhia de lontras, aves, patos, peixes e muitas tartarugas. Por sorte não vimos nenhum aligator, ainda bem, porque sinceramente não sei que tipo de ataque eu teria.


Ao longo do rio dividimos espaço com lanchas e barcos de pequeno porte, porém todos respeitam o limite de velocidade, o que torna o passeio de caiaque e pranchas de SUP muito seguro. Existem algumas casas construídas na margem do rio, imagina que delícia acordar e dar de cara com um lugar desse?! O rio é tão silencioso, super tranquilo e relaxante. Transmite uma paz tremenda estar rodeado por tanta natureza e mais, uma natureza que é conservada e preservada.

Rainbow Springs State Park definitivamente entrou para a lista dos lugares mais especiais que já visitei e quando tiver a oportunidade de visitá-lo novamente, assim o farei.


Endereço do parque: 19158 SW 81st Place Road, Dunnellon, FL 34432.
Site oficial: Florida State Parks - Rainbow Springs

+ Acompanhe nosso roteiro completo pela Flórida

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário